sexta-feira, 10 de julho de 2009

Resenha

O texto "Design: obstáculo para a remoção de obstáculos?", contido no livro O mundo codificado, de Vilém Flusser, discute o processo de criação de objetos e a intencionalidade do criador. A leitura do texto concentra-se em três pontos principais: a discussão sobre o que é responsabilidade na projeção de objetos, a definição de design imaterial e uma reflexão sobre a efemeridade dos objetos.

Vilém Flusser considera que o objeto é um elo, algo que está no meio, na transição entre os homens de uma mesma geração ou não e que, dessa forma, deve ser imaginado e construído não apenas para remover um obstáculo cotidiano momentâneo, mas também estimular outras pessoas a prosseguir na elaboração ou na determinação de usos do que foi criado durante o tempo.

Um tópico levantado por ele se encaixou perfeitamente na percepção que eu tinha sobre a projeção como um todo: a noção de responsabilidade de criação dominante na sociedade desde os tempos da Renascença, de que ela está vinculada à funcionalidade, ao utilitário. Eu não havia refletido sobre isso antes. É bem mais simples e sensato pensar que a responsabilidade está associada mais ao "intersubjetivo" e "dialógico" do que ao "objetivo" e "problemático".
alí tem a responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário